Encontro dos Amigos acontece na Praia Alegre neste sábado, dia 14

Publicado em 11/07/2018 às 16:20 - Atualizado em 13/07/2018 às 15:41

Acontece neste sábado, dia 14, a 2ª Edição do Encontro dos Amigos de Penha, organizado na avenida beira-mar da Praia Alegre, a partir das 10 horas da manhã. Um grande momento de confraternização, onde moradores, associações, empresas e outras organizações se reúnem para cada um em sua barraca oferecer gastronomia, bebida e diversão para seus convidados. O evento ainda contará com bastante música num palco montado especialmente para esta função.

“É um momento para as pessoas se encontrarem e celebrarem a amizade e nossa cidade”, acredita o Prefeito de Penha Aquiles da Costa. “É uma festa muito bonita, oferecida pela própria comunidade, e fortalece os laços da cidade como uma comunidade integrada”, apontou.

15 barracas estão confirmadas para esta edição, que será maior do que no ano passado. “Ano passado foi o início desse evento, que pretendemos transformar numa tradição da cidade”, explica o secretário de turismo de Penha Arnaldo Dias.

O encontro dura o dia inteiro, indo das 8 às 18 horas. Muitas barracas oferecem almoço para os seus convidados. “Cada barraca oferece o que quiser, sem comercialização de produtos, mas somente para seus convidados”, esclareceu Arnaldo.

Como sábado promete ser um dia ensolarado, a perspectiva da secretaria de turismo é que centenas de pessoas, talvez até mais de duas mil passem pelo evento. “Como as pessoas vem em momentos diferentes do dia, conforme sua disponibilidade de tempo, acaba sendo um evento bastante democrático”, considera o secretário de turismo.

A montagem das barracas será feita a partir desta sexta-feira. “O trânsito na beira-mar da Praia Alegre será fechado já nesta noite, para permitir a montagem das tendas”, complementa Arnaldo. Durante todo o sábado o trânsito nesta via estará interrompido, sendo restabelecido somente na noite de sábado.

O Encontro dos Amigos é uma versão das populares “Stammtisch”, que começaram na cidade de Blumenau, logo se espalharam por outros municípios de colonização alemã, mas não ficaram só neles, rapidamente sendo adotados por várias cidades catarinenses. Apesar de originalmente na Alemanha Stammtisch se referir a uma mesa decorada num bar ou restante, o evento tem características próprias no Brasil, sendo feito na rua e se tornando uma grande confraternização comunitária.