Penha vai sediar Festa Açoriana Estadual no ano que vem

Publicado em 14/09/2018 às 09:44 - Atualizado em 14/09/2018 às 09:48

Evento atrai público de todo o estado há quase 30 anos
Créditos: Rosane Lima/ND Baixar Imagem

Penha vai sediar o 26º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, no ano que vem. O evento, promovido tradicionalmente pelo NEA (Núcleo de Estudos Açorianos), acontece há quase 30 anos, sempre numa cidade diferente, atraindo turistas, foliões, artistas e pesquisadores de todo o estado.

A escolha aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 12, em reunião do NEA e cidades associadas, onde Penha disputou a vaga com o município de Tijucas, vencendo por 19 a 13, havendo 3 abstenções e 10 ausências. A festa acontece este ano de 16 a 18 de novembro em Porto Belo, com quem Penha já disputara a sede da festa no ano passado.

É a segunda vez que Penha sediará o prestigiado evento, que atrai interesse da mídia estadual e nacional. Em 1997 a cidade já recebera o festival cultural. No entanto, o governo municipal acredita que pode fazer mais e melhor: “Somos uma das mais antigas colônias açorianas de Santa Catarina, e a própria origem do município está interligada com a vinda dos açorianos para esta região, onde criaram a Armação baleeira que deu nome ao primeiro povoado”, explica o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa. “Esta festa será excelente não só porque atrai visitantes para a cidade, como também promover cultura e informação histórica para nossos moradores, resgatando suas raízes, e o orgulho de ser penhense”, apontou.

O diretor de turismo e cultura de Penha, Eduardo Bajara, conta que o decreto municipal tornando 2018 como ano comemorativo da chegada dos Açorianos em SC foi essencial para convencer os conselheiros do NEA a votarem em Penha: “O prefeito Aquiles tem demostrado um grande respeito e apoio ao resgate cultural em Penha, e isso está sendo reconhecido pelo NEA”, disse. Outros pontos a favor foram a antiguidade da colônia açoriana em Penha, “terra-mãe de todo o Vale do Itajaí”, segundo Bajara. “Possuímos a terceira capela mais antiga do estado de Santa Catarina, além de todas as tradições folclóricas e festejos populares”, lembra.

O próximo passo do governo municipal agora será a formação de um grupo de trabalho para organizar o evento: “A prefeitura vai trabalhar junto com o NEA para organizar o AÇOR em Penha, mas também queremos contar com toda a comunidade. Temos folcloristas, artistas e foliões na cidade que mantém viva a cultura açoriana no nosso município”, comentou o diretor.