Prefeitura promove Campanha do Outubro Rosa a partir desta quinta-feira

Publicado em 09/10/2018 às 09:04 - Atualizado em 11/10/2018 às 11:12

Créditos: Julia Borges (Assessoria de Imprensa PMP) Baixar Imagem

O mês de outubro é marcado pela Campanha do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama que visa alertar sobre medidas, diagnósticos e tratamentos da doença. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de identificação da doença, entre 2018 e 2019, será de 60 mil novos casos no Brasil.

Em apoio a Campanha, a Prefeitura de Penha, através da Secretaria de Saúde e da Procuradoria Especial da Mulher e Assistência Social, promoverá o "Outubro Rosa - Todos Juntos Contra o Câncer De Mama", que se empenhará em zerar a fila de mamografia do município, além de promover caminhadas e palestras sobre o assunto com a médica ginecologista e obstetra Dra. Matsue Braga Hirano.

"Todas as nossas unidade de saúde estarão empenhadas para intensificar os atendimentos e pedidos de mamografia. Sabemos que essa é uma das formas que temos para contribuir com a diminuição dos casos da doença e de levarmos informações para a comunidade", explica Regiane Basso secretária de saúde do município.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma campanha de combate ao câncer tem efeitos positivos quando 70% das mulheres realizam o exame. No Brasil somente 23 % das mulheres tem essa cobertura do SUS.

O nódulo é uma manifestação tardia do câncer. Por isso, a partir da identificação a mulher deve procurar uma unidade de saúde para fazer mamografia e identificar a origem.

“A maioria dos caroços nas mamas não são câncer. Mas apesar de todas estarem propicias ao desenvolvimento, se faz necessário a manifestação pelo exame desde cedo”, finaliza a médica ginecologista e obstetra Dra. Matsue Braga Hirano.

Confira a programação:

11/10/2018 às 8h: Caminhada Rosa com a Equipe de Saúde da Família (ESF) do Gravatá e com o fisioterapeuta Ingo Krelling;

11/10/2018 às 14h: Bate Papo sobre a Campanha - será oferecido um café e sorteio de brindes.

26/10/2018 às 19h: Palestra na Câmara dos Vereadores com médica ginecologista e obstetra Dra. Matsue Braga Hirano.