Aulas de Danças e Alongamentos na Praça da Praia do Quilombo promovem hábitos de vida saudável para a Melhor Idade

Publicado em 01/08/2018 às 11:18 - Atualizado em 01/08/2018 às 11:19

Atividades acontecem todas as terças e quintas-feiras pela manhã
Créditos: Marcos Robério de Freitas (Assessoria de imprensa PMP) Baixar Imagem

Com o objetivo de promover hábitos saudáveis, a Prefeitura Municipal de Penha está promovendo Aulas de Danças e Alongamentos, visando atender principalmente a faixa etária da Melhor Idade, a partir dos 60 anos. O projeto é executado através da Fundação Municipal de Esportes (FME) às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h, na Praça da Praia do Quilombo. Tudo gratuito para a população, em uma parceria das Secretarias da Saúde e do Esporte.

O projeto é executado há dois meses e conta também com eventos como do dia 09 de agosto, quando haverá palestras sobre alimentação, saúde, meditação e com atendimentos de psicólogos e fonoaudiólogos. As atividades além de ginástica e dança, terminam com uma caminhada pela orla da cidade.

“Pensamos nesse projeto depois de ver a praça entregue a moradores de rua e pichadores, então reformamos o banheiro, a sala do café e pintamos os aparelhos de ginástica. Todos acolheram muito bem a ideia da Prefeitura”, conta o superintendente da FME Carlos César de Souza.

Considerado um importante componente do estilo de vida saudável, a prática de exercícios está associada à diversos benefícios físicos e mentais. Além de proporcionar um melhor convívio social, o desenvolvimento de atividades potencializa o aprimoramento das qualidades físicas do corpo e gera independência para tarefas diárias.

A expectativa de vida está crescendo no Brasil e com o aumento da população, houve também, o crescimento de pessoas da melhor idade fazendo exercícios. Por ser benéfico em praticamente todas as idades, a atividade deve auxiliar na manutenção da saúde, além de ser praticada com regularidade e após avaliação médica.

Envelhecimento saudável depende de uma boa alimentação, combinada com a prática de exercícios físicos e metais. Ambos colaboram para a diminuição da pressão arterial, diabetes, obesidade e depressão. Investir em treinos cuidando do corpo e da mente são segredos para uma vida melhor.