Saúde do Homem em Penha é tema de dissertação de Mestrado

Publicado em 07/06/2019 às 15:37 - Atualizado em 07/06/2019 às 15:37

Enfermeiro de Penha tem artigo publicado internacionalmente Baixar Imagem

A saúde dos homens de Penha virou artigo científico, através de trabalho de pesquisa executado pelo Enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento de Penha, Juliano Lançana, em sua dissertação de mestrado. O artigo “Políticas públicas de Saúde do Gênero Masculino” foi publicado na edição de maio da revista eletrônica espanhola “Contribuciones a las Ciencias Sociales”.

“Estamos muito orgulhosos por essa conquista do Juliano, que é um profissional que soma muito a rede pública municipal de saúde de Penha”, elogiou a secretária de saúde do município, Regiane Basso.

No estudo, Juliano pesquisou pacientes e profissionais de saúde das unidades Central, Armação e Santa Lídia, onde ficaram evidentes os problemas relacionados a saúde desses homens como acesso aos serviços, doenças crônicas, e estigmas referentes a cultura da masculinidade. Um dos objetivos foi descobrir o porquê dos homens morrerem mais precocemente que as mulheres e o que poderia ser realizado para a melhoria desse índice, além de nortear os serviços de saúde no município para que possam vir de encontro com a expectativa masculina.

Uma ação já realizada é a ampliação do horário de atendimento em algumas Unidades básicas de Saúde para melhorar o acesso dos serviços a essa população que muitas vezes trabalha o dia todo e não tem tempo para realizar consultas e exames preventivos. O programa, batizado de “Saúde do Trabalhador” já foi implantado nas unidades Central, Armação e Gravatá, onde em dois dias de cada mês, eles abrem em horário estendido. Dependendo da adesão da população, o programa pode ser ampliado para outras unidades.

Quem quiser ter acesso ao artigo pode acessá-lo pelo link: https://www.eumed.net/rev/cccss/2019/05/politicas-publicas-maculino.html