---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Saúde de Penha implanta Telemedicina e possibilita consultas para quem não pode sair de casa

Publicado em 08/04/2020 às 16:37 - Atualizado em 08/04/2020 às 16:41

A telemedicina – atendimento médico através da internet, telefone ou outros recursos como WhatsApp, começou a se tornar realidade em Penha nesta segunda-feira, dia 6 de abril. Através do médico Fabiano José Alves, a Secretaria de Saúde da Prefeitura liberou o agendamento de pacientes através do novo sistema, que em tempos de pandemia e combate ao coronavírus (Covid-19), possibilita aos pacientes o atendimento em casa, respeitando a quarentena exigida pelas autoridades de saúde.

O novo sistema foi anunciado dia 3, em vídeo, pelo prefeito Aquiles da Costa e também pelo médico Fabiano, detalhando o procedimento. “Aliando a tecnologia de imagem e som, e com total sigilo nas informações clínicas, da mesma forma que seria no atendimento presencial, a Telemedicina de Penha oportuniza esse contato entre o médico e o paciente que tem dificuldade ou precisa manter-se em domicílio”, observa o prefeito.

O atendimento é criptografado, justamente para manter o sigilo, e os documentos médicos (receituários, atestados, etc.) são emitidos com assinatura digital. O procedimento segue os critérios do Conselho Federal de Medicina (CFM) e também do Ministério da Saúde. “Nessa época de quarentena, nós minimizamos as possibilidades de contágio ou expansão da pandemia”, observa Fabiano.

Para agendar a consulta, o paciente deve ligar (47) 3347-1303, que também é número de WhatsApp. A consulta em vídeo pode ser feita tanto pelo celular como pelo computador ou tablet, após o usuário receber um link da Secretaria de Saúde. “Tudo começa pelo agendamento”, observa o secretário Sérgio de Mello.

Após a consulta, se for necessário, documentos como receituários e atestados poderão ser emitidos com assinatura digital e poderão também ser impressos pelo paciente. Segundo Sérgio, nos primeiros dois dias de atendimento, já houve 10 agendamentos. Para agendar, basta ligar no fone (47) 3347-1303, das 8h às 14h, e as consultas acontecem sempre no período da manhã. O prefeito Aquiles quer agora ampliar o número de médicos à disposição desse sistema.

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Penha

Jornalistas Juvan Neto e Adriano de Souza


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar