Prefeitura intensifica obras do programa Acelera Penha

Publicado em 22/03/2019 às 12:03 - Atualizado em 22/03/2019 às 12:45

25 ruas do município já foram pavimentadas
Créditos: Adriano de Souza (Assessoria de Imprensa / PMP) Baixar Imagem

A prefeitura de Penha iniciou nesta semana mais três obras do programa de pavimentação “Acelera Penha”. A avenida Antônio Carlos Konder Reis e a Rua Aranraguá, no bairro de Armação e a Rua Onório Bortolatto, na divisa de Penha com Navegantes, no bairro Santa Lídia, são as três mais novas vias que ganharão o benefício.

Esperada pelos moradores há anos, a pavimentação da Avenida Antônio Carlos Konder Reis também é uma rota turística, que dá acesso ao Morro da Praia Vermelha. A obra terá 5.500 metros quadrados, com 800 metros de extensão.

Já a Rua Onório Bortolatto é uma importante via de acesso ao município de Navegantes, com sua urbanização também há muito tempo sendo reivindicada pelos moradores do bairro de Santa Lídia. “É uma obra que beneficiará não só quem reside na rua mas também todos os motoristas que precisam trafegar por esta via”, explica o prefeito de Penha, Aquiles da Costa. Inicialmente será feita a implantação de drenagem pluvial na rua, e logo em seguida sua pavimentação.

Outra que começou a receber pavimentação na segunda-feira é a Rua Araranguá, uma das transversais entre as ruas Alfredo Brunetti e Valdomiro Bernardes. A estrada está recebendo 2.240 metros quadrados de pavimentação. “Essa é apenas uma das obras do entorno que beneficiará moradores, motoristas, pedestres e os negócios turísticos nessa importante região comercial no nosso município”, complementa o prefeito. Ali foram concluídas nas últimas semanas a pavimentação das Ruas Adolfo Miguel da Silva, Maria Gonzaga Cunha, Miguel Inácio da Silva e Luzia Nascimento Oliveira.

A própria Valdomiro Bernardes também está sendo pavimentada, com as obras interrompidas provisoriamente para que seja feita uma ampliação no sistema de drenagem. “Durante a última inundação verificamos que poderíamos melhorar a captação pluvial na rua, e decidimos que a hora de fazer essa obra era agora, para não termos que desmancharmos a pavimentação depois. Em reunião com os moradores, eles concordaram com a suspensão temporária da obra para que façamos essa ampliação na tubulação”, explica o secretário de serviços urbanos, Júnior Mafra.

O objetivo do governo municipal é transformar a área num centro turístico e gastronômico. “Várias pousadas e restaurantes estão já aqui instalados, por isso estamos pavimentando todas as ruas, e em breve será reurbanizada a própria Rua Alfredo Brunetti, que ganhará passeio público além de nova pavimentação”, adianta o secretário de turismo Edpo Cristiano Bento.

Outras duas ruas que estão recebendo pavimentação em Penha são a Margarida Vieira, no Mariscal e João Abraão Francisco, na Praia Alegre.

O programa Acelera Penha já pavimentou 25 ruas em Penha, e pretende chegar no mínimo em 50 até o final do ano. A intenção do prefeito Aquiles é anunciar uma segunda fase do programa, indicando mais ruas a serem pavimentadas, em julho, durante as comemorações de aniversário do município.