---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Vacina contra a Febre Amarela está disponível na rede pública municipal de saúde

Publicado em 22/03/2019 às 15:42 - Atualizado em 22/03/2019 às 17:17

Os moradores de Penha que quiserem tomara a vacina contra a Febre Amarela podem encontra-la na rede pública municipal de saúde. “A vacina já está sendo disponibilizada desde outubro do ano passado”, informou a secretária de saúde de Penha, Regiane Basso.

A faixa etária que pode receber a vacina vai de 9 meses a 59 anos. Ela está disponível nas unidades de saúde do Centro, Armação, Santa Lídia, Mariscal e Gravatá durante todos os dias. Na unidade de saúde do São Cristóvão a vacina fica disponível todas as quintas-feiras.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores como mosquitos. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou eles são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A vacinação é a única forma de prevenir a doença.

Apesar de não haver registros da doença em Penha, recomenda-se que principalmente quem vai viajar para regiões do Brasil onde ela costuma ocorrer seja imunizado.