Penha estréia no Campeonato Catarinense de Basquete neste domingo

Publicado em 12/04/2019 às 12:13 - Atualizado em 12/04/2019 às 16:23

Domingo, dia 14, será um dia muito especial para as meninas do basquete de Penha, que estréiam no Campeonato Catarinense de basquetebol 2019. A cidade irá participar em duas categorias: sub-12 e sub-13. É a segunda edição que Penha participa, após uma estréia bem sucedida em 2018, onde nosso time ficou em quarto lugar no geral estadual, disputando o título com times de cidades bem maiores e com tradição no basquete.

A estréia de Penha acontece no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, em Blumenau. Serão dois jogos: as 12 horas entra na quadra o time sub-12, e as 13h30 o time sub-13. Ambas as partidas serão contra as seleções de Blumenau. As partidas serão preliminares de jogos da Liga Nacional de Basquete Feminino que acontecem na cidade: “Podemos dizer que o time de Penha, que se destacou no catarinense no ano passado, está sendo oficialmente apresentado ao basquete nacional neste domingo”, aponta o técnico da equipe, o professor Oswaldo Moreira da Silva Júnior.

O campeonato catarinense de basquete deste ano terá 18 equipes, divididas em 4 chaves. No grupo de Penha estão os times de Blumenau, Salesiano Itajaí, Valley Eagles (Itajaí) e a Abasp de Balneário Piçarras. Os times jogarão entre si, e os dois com melhor pontuação se classificam para a segunda fase, que é a meta inicial da seleção penhense. O time jogará em casa nos dias 10 e 18 de maio, neste primeiro turno do campeonato.

A ascensão do basquete penhense é resultado do trabalho desenvolvido no projeto Contraturno, que a prefeitura de Penha executa no município através da Fundação Municipal de Esportes (FME). Além do basquete, há escolinhas de futsal, futebol suíço e de campo, judô, muay thai, surf, tênis de mesa, dança, capoeira, xadrez, voleibol, vôlei de praia e, em breve, tênis.

As aulas de basquetebol acontecem em dois pólos: Na Quadra Poliesportiva Vereador José Lídio da Costa, anexa a Escola Rubens João de Souza, no centro, todas as terças, quartas e sábado das 17 às 19 horas e nos sábados das 8 às 12 horas; e no Ginásio do SESC, no bairro Nossa Senhora de Fátima, todas as quartas e sextas das 8 às 10 horas e das 15 às 17 horas. Também há uma turma de “basquete master” para adultos, masculino e feminino, todas as terças-feiras das 19 às 21 horas, e todos os sábados, das 18 às 20 horas, também na Quadra Vereador José Lídio. Os interessados em se inscrever podem procurar tanto a FME quanto irem diretamente no local das atividades.

“Muito nos orgulha essas meninas representarem nosso município”, parabenizou o prefeito Aquiles da Costa. “É gratificante vermos um projeto de inclusão dar resultados como esse”, apontou.