Penha estréia com vitória no Campeonato Catarinense de Basquete

Publicado em 15/04/2019 às 17:02 - Atualizado em 15/04/2019 às 17:06

O último domingo, 14, foi mais um dia inesquecível na vida das meninas do basquete de Penha, que após surpreender o estado no ano passado, ficando em quarto lugar no campeonato catarinense na categoria sub-13, estreou na competição desse ano com uma arrebatadora vitória sobre a tradicional equipe da casa, Blumenau, vencendo por 65 a 13.

O jogo foi uma das preliminares para jogos da Liga Nacional de Basquete que aconteceram no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, e serviu de apresentação de Penha no cenário brasileiro do esporte, já chamando atenção para o talento das penhenses. “Ouvimos conversas que temos possibilidade de encaixar atletas de Penha na seleção brasileira juvenil muito em breve”, confidenciou o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Carlos César de Souza.

Além do sub-13, também estreou na competição a equipe sub-12 de Penha, também contra uma seleção blumenauense. O jogo terminou empatado no tempo normal em 37 x 37, com o time de Blumenau empatando nos últimos segundos do tempo normal. Assim, na prorrogação o time penhense acabou perdendo por 39 x 46. Para o técnico e treinador Oswaldo Moreira da Silva Júnior foi uma boa experiência para essas atletas, que pela primeira vez participam de uma competição desse nível. “As meninas sentiram a pressão da torcida adversária e a falta de experiência acabou pesando, mas cada partida é um aprendizado”, explicou.

A próxima rodada no campeonato catarinense de basquete acontece no dia 26, quando os times sub-12 e sub-13 de Penha vão até Itajaí, enfrentar a equipe do Eagles Valley.

O campeonato catarinense de basquete sub-12 e sub-13 deste ano tem 18 equipes, divididas em 4 chaves. No grupo de Penha estão os times de Blumenau, Salesiano Itajaí, Valley Eagles (Itajaí) e a Abasp de Balneário Piçarras. Os times jogarão entre si, e os dois com melhor pontuação se classificam para a segunda fase, que é a meta inicial da seleção penhense.

A ascensão do basquete penhense é resultado do trabalho desenvolvido no projeto Contraturno, que a prefeitura de Penha executa no município através da Fundação Municipal de Esportes (FME). Além do basquete, há escolinhas de futsal, futebol suíço e de campo, judô, muay thai, surf, tênis de mesa, dança, capoeira, xadrez, voleibol, vôlei de praia e, em breve, tênis.

As aulas de basquetebol acontecem em dois pólos: Na Quadra Poliesportiva Vereador José Lídio da Costa, anexa a Escola Rubens João de Souza, no centro, todas as terças, quartas e sábado das 17 às 19 horas e nos sábados das 8 às 12 horas; e no Ginásio do SESC, no bairro Nossa Senhora de Fátima, todas as quartas e sextas das 8 às 10 horas e das 15 às 17 horas. Também há uma turma de “basquete master” para adultos, masculino e feminino, todas as terças-feiras das 19 às 21 horas, e todos os sábados, das 18 às 20 horas, também na Quadra Vereador José Lídio. Os interessados em se inscrever podem procurar tanto a FME quanto irem diretamente no local das atividades.