---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Praça dos Pescadores “Osni Elesbão Cardoso” será inaugurada dia 17 no Gravatá de Penha

Publicado em 13/08/2019 às 16:42 - Atualizado em 13/08/2019 às 17:29

Novo espaço margeia o Rio Gravatá
Créditos: Toni Almeida Baixar Imagem

O prefeito Aquiles da Costa definiu a data de inauguração da Praça dos Pescadores “Osni Elesbão Cardoso”, no bairro Gravatá, em Penha. Será no próximo sábado, dia 17 de agosto, a partir das 10h30 da manhã. O novo espaço urbano desenvolvido pela Prefeitura visa a visitação e lazer, encontro das pessoas e valorização da comunidade local, às margens do Rio Gravatá, que marca a divisa entre Penha e Navegantes.  

A nova área de lazer está localizada ao lado da ponte, na Rua São Miguel, terreno baldio pertencente à Municipalidade e que estava abandonado. Com a ação da Prefeitura, a área foi recuperada, organizada e urbanizada, segundo pontua o secretário de Pesca de Penha, Ronaldo Laurentino, o Tito.

O terreno ganhou calçadas em torno de uma estrada pavimentada, de acesso para visitantes e pescadores, além de estacionamento, iluminação e banquinhos. A última etapa foi a instalação de um parquinho para as crianças. “É uma obra tanto para nossos pescadores, que utilizam a barra diariamente para ter acesso às suas embarcações, quanto para os visitantes”, detalha o prefeito Aquiles.

Já Tito frisa que antes da urbanização, o aspecto de abandono dominava no local. Com a nova iluminação, passeios noturnos também poderão ser feitos, assim como pequenos eventos – como feiras ou exposições. Uma canoa tradicional de pesca artesanal foi instalada logo na entra da praça não apenas uma referência à atividade pesqueira, mas também ao pescador Osni Elesbão Cardoso e sua família, tradicional no bairro.

Outros melhorias feitas na região são o passeio público e iluminação na Rua São Miguel. Construída com recursos próprios, a praça resulta de parceria entre as Secretarias de Serviços Urbanos e da Pesca. “Há anos os pescadores esperavam e reivindicavam por essas benfeitorias aqui na barra do rio, estamos todos muito agradecidos”, comenta Tito, ao lado do secretário Waldemir José Mafra Júnior.  

Essa inauguração é mais uma do cronograma iniciado no mês de julho, com a celebração dos 61 anos de Penha, e que se estende. Aquiles descerrou fitas da reforma da Biblioteca Municipal Benevenuta Flores, da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima e do Centro de Educação Infantil Júlio Correia de Melo, em São Nicolau. O prefeito antecipa que até o final do ano, ainda há obras – principalmente no setor de pavimentação – para serem inauguradas.