Vigilância Epidemiológica realiza mutirão nas escolas contra o mosquito da dengue

Publicado em 08/10/2019 às 17:27 - Atualizado em 08/10/2019 às 17:36

Com objetivo de conscientizar os jovens, a Prefeitura de Penha, através da Secretaria de Saúde e Programa Dengue, está realizando nesse mês a “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti” na rede pública municipal de educação.

Os alunos de três escolas irão participar desta edição: João Batista da Cruz, no Mariscal; João Antônio Pinto, na Olaria; e Rubens João de Souza, no centro.

A primeira atividade da gincana foi o mutirão de conscientização realizado pelos estudantes em cada comunidade, a partir da última sexta-feira. Guiados pelos professores e agente endêmico, os alunos visitaram os moradores, recolhendo recipientes que pudessem servir para proliferar o mosquito, assim como orientar a população sobre os cuidados que devem ter para evitar o surgimento do aedes aegypt.

Outras provas incluem criação de música paródia e uma história em quadrinhos com tema relacionado ao combate do mosquito da dengue, e também de uma mascote (personagem) e de um objeto usando material reciclado, inclusive recolhido durante o mutirão. A comissão avaliadora visitará cada escola para dar nota para as atividades realizadas nos dias 17 e 18 de outubro.

O resultado da gincana deverá ser anunciado no dia 25 de outubro, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Penha. A premiação será para as escolas, com notebook para o primeiro lugar, TV de 32 polegadas para o segundo lugar e tablete para o 3º lugar.

Os alunos também concorrerão a prêmios, através do concurso individual, com concurso de desenho para os alunos do 1º ao 5º ano, e de melhor frase para os estudantes do 6º ao 9º ano. A premiação será de bicicletas para os primeiros colocados, e de tablets para os segundos e terceiros colocados de cada categoria.