Conselho da Igualdade Racial busca subsídios com lideranças da comunidade negra em Florianópolis

Publicado em 03/12/2019 às 13:55 - Atualizado em 03/12/2019 às 13:55

Sérgio e Vivinho com autoridades da igualdade racial de Florianópolis
Créditos: Divulgação/PMP Baixar Imagem

O secretário de Assistência Social de Penha, Sérgio de Mello, juntamente com Vanderlei Silva Costa, o popular Vivinho, representante do Conselho Municipal de Ações Afirmativas Étnico-Raciais (Comafer), órgão em formação na cidade de Penha, estiveram em Florianópolis na semana passada, buscando subsídios para a formação desse conselho, responsável por políticas públicas voltadas à questão racial e de combate ao preconceito e vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura.

Ao lado de Sérgio, Vivinho, que é servidor de carreira da Prefeitura de Penha, visitou a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir), na Prefeitura da capital catarinense. Ambos conversaram com o coordenador Augusto Luiz Fernandes Junior, o Juninho Mamão, sobre temas relacionados à formação do conselho. Juninho também é secretário de Segurança Pública da capital.

Vivinho, apontado como primeiro presidente do novo conselho do gênero em Penha, busca estruturar um órgão colegiado de caráter permanente, consultivo, fiscalizador e propositivo de ações afirmativas. Sua composição será paritária entre o governo e sociedade civil penhense, com a finalidade de planejar a igualdade racial proposta em legislação federal e outros segmentos étnicos, no combate às discriminações.

Outro contato feito foi com Sônia Carvalho, gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação de Florianópolis, e também ligada à questão da igualdade racial. Segundo Sérgio e Vivinho, estas lideranças promoverão uma palestra em Penha, visando a questão da estruturação do Comafer local. A data ainda será definida e divulgada pelo Comafer.

Juvan de Souza e Adriano de Souza - Jornalistas