---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Projeto Musicar original abre inscrições para aulas no Departamento de Cultura de Penha

Publicado em 13/02/2020 às 16:11 - Atualizado em 14/02/2020 às 12:46

Professora Luciane Albino e seus alunos
Créditos: Divulgação/PMP e Toni Almeida Baixar Imagem

O Projeto Musicar, da Secretaria de Educação de Penha, abriu neste dia 13 de fevereiro, suas inscrições para as aulas no Departamento de Cultura da Prefeitura, situado à Rua José João Batista, nº 465, no centro da cidade. Essa projeto, em sua versão original de aprendizado da música por parte de estudantes locais, visa a formação de alunos que poderão ou não integrar a Banda Municipal de Penha, e visa complementar a Banda Municipal, que mantém 40 integrantes anualmente. 

De acordo com a professora Luciane Pereira Albino, coordenadora do Projeto, os dias e horários das aulas são escolhidos pelos pais, no momento da inscrição, porém, elas acontecem sempre no contraturno escolar, ou seja, no horário em que as crianças não estão em sala de aula.

“Temos aulas de violão, flauta, saxofone, clarinete, trompete, percussão, visando a formação e atuação da Banda Municipal de Penha”, detalha Luciane. “Os instrumentos de sopro já estão ocupados pelos alunos da banda, e para as aulas de violão, o estudante precisa ter o instrumento”, orienta ela. Há ainda os instrumentos de percussão, que também são usados pela banda local. Também há as aulas de teclado na Casa da Amizade, com o maestro Nilson Dilo de Souza.

A diferença do Musicar original para a outra versão do programa, o Musicar na Escola, também mantido pela Prefeitura, é que no programa original, o aprendizado é na sede do departamento, integrando crianças de diferentes salas, as crianças iniciam diretamente com os instrumentos e depois, podem ser integradas à Banda Municipal, numa proposta de socialização. As matrículas valem tanto para alunos da rede municipal de ensino, quanto para estudantes das redes particular e estadual.

Em 2019, o Musicar levou aprendizado a aproximadamente 150 alunos acima de 9 anos de idade, sempre com aulas no endereço fixo do Departamento de Cultura. Também no ano passado, o talento dos pequenos alunos do Musicar pôde ser conferido em eventos como a 26ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (Açor), no Aniversário de Penha, na Semana da Pátria ocorrida em Armação do Itapocoróy, nos recitais do projeto, e na abertura dos Jogos Escolares de Penha (JEPs), entre outros.

As inscrições têm início hoje, dia 13, pela manhã (das 8 às 11h) e à tarde (das 13h30 às 17h30), e o início regular das aulas é dia 2 de março. Luciane Pereira é professora licenciada em música e pós-graduada em metodologia do Ensino de Artes. Para informações, o zap número 8409.1299 está à disposição dos pais e alunos.

 

Assessoria de Imprensa de Penha

Jornalistas Juvan Neto e Adriano de Souza 


Musicar Original

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar