Penha confirma para 28 de março o 1º Encontro Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal

Publicado em 21/02/2020 às 16:32 - Atualizado em 21/02/2020 às 16:32

Idosos são o público preferencial do evento
Créditos: Levy Ferreira / Fotos Públicas Baixar Imagem

Penha vai debater e alertar sobre os cuidados com o câncer bucal. Através de parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura e a Liga Acadêmica de Patologia e Diagnóstico Oral, vinculada ao curso de Odontologia da Univali, o Município confirmou para março próximo o primeiro evento dessa doença na cidade.

O encontro acontecerá no sábado, dia 28 de março, com início às 13h, no salão da Associação dos Moradores da Armação do Itapocorói (AMAI), localizado à Rua Abílio de Souza.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio de Mello, o objetivo do evento é informar o que é o câncer de boca, quais os fatores de risco, como prevenir, quais os principais sinais e sintomas, além de orientar sobre quais serviços de saúde bucal são oferecidos à população através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O câncer de boca afeta o interior da cavidade oral e os lábios. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca e língua, principalmente as bordas e a região abaixo dela. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima o surgimento de mais de 15 mil novos casos de câncer bucal em 2020.

“Lesões na cavidade oral e/ou lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias assim como manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas devem ser investigadas”, segundo alerta o cirurgião-dentista do Município, Marcelo Cardoso.

O coordenador de Odontologia de Penha, Jaison de Oliveira, pontua ainda que a programação incluirá exames clínicos dos participantes, que serão efetuados pelos acadêmicos que compõem a Liga Acadêmica de Patologia e Diagnóstico Oral, juntamente com a coordenadora e Professora de Patologia Oral da Univali, Sarah Freygang Mendes.

Ainda de acordo com Jaison, o Odontomóvel de Penha estará disponível para a eventual necessidade da realização de exames mais detalhados. O público-alvo do encontro terá como prioridade os idosos, mais expostos a esse tipo de câncer, mas as orientações estarão abertas a todas as idades.

Atualmente, a Coordenadoria de Odontologia de Penha mantém média de entrega de 30 próteses dentárias ao mês para a comunidade local, e atua nas frentes de prevenção e planejamento de todos os temas ligados à saúde bucal.

O evento do dia 28 de março conta ainda com o apoio e participação do programa “Agita Penha”, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que convidará os participantes a praticar exercícios e alongamentos.

Asssessoria de Imprensa de Penha

Jornalistas Juvan Neto e Adriano de Souza