Plataforma EDUCA PENHA busca aproveitar tempo dos alunos durante a quarentena

Publicado em 25/03/2020 às 20:06 - Atualizado em 25/03/2020 às 20:29

O aluno Pedro Cota de Souza, do 1º ano do Antônio Joaquim Tavares faz sua primeira visita a plataforma
Créditos: Secretaria de Educação de Penha (Divulgação) Baixar Imagem

A pandemia do coronavírus tem apresentado diversos desafios para as famílias brasileiras, e um deles é como aproveitar o tempo das crianças em casa. Pensando nisso, a secretaria de educação de Penha desenvolveu, através da sua coordenação pedagógica e departamento de informática, a plataforma EDUCA PENHA, onde pais, professores e alunos encontrarão conteúdo escolar, como textos, atividades e exercícios.

O serviço funciona no endereço www.educapenha.com.br, e nele os alunos (e seus pais) receberão instruções de como utilizar a plataforma Positivo On, que já faz parte do sistema positivo. “Como nem todos os alunos da rede tem acesso à internet, a realização do estudo de forma online não é obrigatória. É uma forma de mantê-los ativos durante esse período, serve como um reforço”, tranquiliza a secretaria de educação de Penha, Viviane Soares.

Desde 19 de março, alguns professores já estavam repassando atividades no facebook, e agora com a plataforma haverá novos links e atividades semanalmente. “Esperamos que essa crise com o coronavírus se resolva o mais rapidamente possível, mas enquanto isso, precisamos pensar em soluções que minimizem os impactos no cumprimento dos conteúdos escolares para o ano de 2020, e evitar a defasagem educacional”, aponta o Prefeito Aquiles da Costa. “Um dos valores dessa iniciativa é que os pais vão poder conhecer um pouco da vida escolar dos filhos, e isso irá aproximar muitas famílias”, acredita.

Os conteúdos da plataforma são alinhados com o currículo escolar, e os alunos que se dedicarem, dessa forma, poderão estar se adiantando nos estudos. “Para isso é recomendado que os pais estimulem os filhos para que façam essas atividades em horário regular todos os dias, entre as atividades de lazer”, recomenda a coordenadora pedagógica Néia Bortolatto Germano.

“É importante salientar que o site está em desenvolvimento, e iremos adicionar os conteúdos ao longo do tempo”, avisa Viviane. “Para isso o acompanhamento e parceria dos professores é fundamental”, agradeceu.