Plataforma EducaPenha oferece conteúdo pedagógico para 3,5 mil alunos da rede municipal

Publicado em 21/05/2020 às 16:15 - Atualizado em 21/05/2020 às 17:07

Plataforma EducaPenha se alia às páginas de Facebook das escolas para oferecer conteúdo educacional
Créditos: Divulgação/PMP Baixar Imagem

A plataforma educacional EducaPenha, implantada pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura, completou dois meses ampliando o conteúdo à disposição de professores e alunos da rede municipal, num ambiente com atividades educativas que tem como objetivo potencializar e complementar os estudos em casa por parte dos alunos em isolamento social.

O principal objetivo do site, segundo informa a secretária Viviane Soares, é contribuir com as famílias na organização de uma rotina de estudos aos alunos, e mantê-los ocupados durante esse período de combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Uma pesquisa local indicou que 70% dos estudantes possui internet, para possibilitar a conexão com as atividades propostas. Esse universo garante um índice de 3.500 crianças aptas a participar das atividades virtuais, ou não presenciais.

A ferramenta está disponível no site educapenha.com.br para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º anos) e 2 (6º ao 9º anos), Escola de Jovens e Adultos (EJA) e Professores. “Além desse percentual que está conectado, pensamos também nas crianças que não têm internet. Essas dispõem de atividades educativas impressas, que são entregues diretamente em cada escola, de segunda a sexta-feira”, acrescenta Viviane.

A secretária ressalta que as atividades propostas neste ambiente não substituem as aulas presenciais, mas auxiliam na manutenção e complementação de tempos de estudos. Ela indica ainda que não haverá nota para os estudantes, seguindo a orientação do Conselho Nacional de Educação. “Essas atividades são complementares”, enfatiza. Outro recurso é liberado nas próprias páginas das escolas municipais e centros de Educação Infantil (creches) na rede social Facebook, que têm postado vídeos, textos e fotos para os alunos interagir.

Saiba mais

Na área da Educação Infantil o EducaPenha oferece atividades educativas que proporcionarão vivências e experiências. Já em relação ao Ensino Fundamental e ao EJA, as atividades estão propostas por áreas de conhecimento, onde os alunos irão acessar jogos, exercícios, atividades, leituras, sugestões de vídeos e filmes.

Também foi criada uma área de formação continuada para que nesse período, os profissionais de Educação possam também ter um tempo para os estudos, agregando assim alternativas à prática pedagógica. A página ainda oferece recursos acesso à boletins escolares, avaliações e cadastro para a fila única, entre outros. “O EducaPenha ficará no ar mesmo após a pandemia, com a possibilidade de sequência dos estudos que complementem a sala de aula”, finaliza Viviane.

A Educação de Penha vem também recebendo orientação da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-açu (AMFRI). “Nossa região está tendo suporte para a questão das reposições das aulas, tema que o Ministério da Educação ainda está avaliando. Um plano específico fica do MEC e com apoio da AMFRI”, observa. O retorno presencial às aulas ainda não está previsto pelo Governo do Estado e órgãos de saúde.

EducaPenha